Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Penas ao vento...

Oi pessoas queridas! Como fim de ano é sempre época de reflexão, nada como analisar a forma como levamos nossa vida. Hoje me caiu nas mãos um texto de uma blogueira que assino (Renattha) e que achei bem próprio compartilhar com vocês! Com algumas adaptações que fiz (com sua licença, Renattha), seguem palavras dela que faço minhas...

"Penas ao vento...

Quem nunca sofreu por ser alvo de comentários maldosos, fofocas ou calúnias que atire a primeira pedra.

Especialmente hoje, com o crescente uso de redes sociais e a rapidez na divulgação de notícias, é necessário tomar mais do que o costumeiro cuidado, para não ter seus comentários e até sua vida pessoal divulgados por aí de forma totalmente distorcida, por pessoas inescrupulosas - as celebridades estão aí pra não nos deixar mentir. E quando os fatos divulgados nem verdadeiros são? Mesmo nossa opinião pode ser preconceituosa/tendenciosa quando não conhecemos os envolvidos.

Semana passada, li algo que gostaria muito de compartilhar, pelo fato de nos fazer pensar mil vezes antes de espalhar informações de algo que não nos diz respeito, ou não há necessidade de o fazer!

Um antigo conto judaico ilustra bem os efeitos de espalhar tagarelice maldosa. Apresentada em várias versões, a essência da história é a seguinte:

Certo homem percorreu a cidade caluniando uma pessoa local. Mais tarde, o tagarela deu-se conta do dano que causara e dirigiu-se ao caluniado para pedir perdão, prontificando-se a fazer qualquer coisa para reparar o seu erro. O caluniado só tinha um pedido: que o caluniador apanhasse um travesseiro de penas e o abrisse, espalhando as penas ao vento. Embora intrigado com o pedido, o tagarela fez o que lhe foi mandado e, daí, voltou a falar com o caluniado.
“- Estou perdoado?”, perguntou.
“- Primeiro vá, e ajunte todas as penas”, respondeu-lhe o caluniado.
“- Mas como? O vento já as espalhou.”
Disse-lhe o caluniado: “- Reparar o dano causado pelas suas palavras é tão difícil como recolher todas as penas."
----------------------------
Um outro texto - atribuído a Sócrates (o pensador, não o jogador, rs) - dá uma dica que pode ajudar você na hora de decidir entre contar uma coisa ou não! Segue:

As 3 peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates: 
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
---------------------------
Minha mãe sempre dizia que quem fala mal dos outros pra você, certamente falará mal de você aos outros, basta que tenha oportunidade. Qualquer pessoa sensata sabe disso!

E pra encerrar, no filme Bambi, o pai do Tambor (seu amigo coelhinho) ensina algo muito lindo ao filho, principalmente pra evitar comentários que fazemos sem pensar: "se você não tiver nada de bom pra dizer a respeito de alguém, não diga nada".

Se nossa vida está ocupada por trabalho, não há espaço para maldade! "Mente desocupada é oficina do..."

Beijos, obrigada pela atenção e muita inspiração pra você!!
Fontes:
http://renattha.wordpress.com/2011/09/18/penas-ao-vento/
http://www.comamor.com.br/peneiras.asp

13 comentários:

  1. Que lindo Luiza, obrigada por compartilhar, numa época reflexiva para o preparo das boas novas que virão em 2012, é bom ler esses artigos, amei demais, bjinhos, ótimo final de semana, querida.

    ResponderExcluir
  2. Realmente , melhor ficar calada do que falar mal dos outros. Concordo com os dois textos. Ótimos textos para reflexão. O do Sócrates eu já conhecia.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  3. É amiga....para falar mal da gente aparecem milhares...agora para fazer um elogio, contamos nos dedos...porque falar mal, dá audiencia...
    Eu tenho lambri no meu quarto tambem...ficou lindo
    Bjus
    Paula Kasas
    A Moda em Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Adorei os textos ilustrando o mal que a fofoca ou a má palavra faz à vida de qualquer um! Tenho um lema que tudo que se fala de mal ou ainda que seja apenas a utilização de más palavras ou xingamentos atrai o mesmo fluído ruim para quem as proferiu...
    Ótima reflexão amiga!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Vamos nos unir a cada Dia um pouco mais
    estreitando nossos laços de amizade em longos
    abraços.
    Vamor fazer a diferença na vida de muitos
    que esperam com ansiedade uma palavra de amor e esperança.
    Vamos levar a paz onde persisitir a desunião.
    Vamos fazer uma prece para Deus pois desejamos
    um mundo melhor .
    Embora a própria humanidade perderam as esperanças
    e muitos já não sabe onde ficou sua fé.
    Que seu final de semana seja felicidade suprema.
    Que nossa amizade atravesse fronteiras levando amor.
    Beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo, ótimo texto Luiza. Tenho pavor de fofocas, e de pessoas maldosas. Concordo plenamente q são temos algo bom pra dizer, é melhor ficar calado. E sua mãe é tão sábia quanto Sócrates, ou o conto judaico.

    ResponderExcluir
  7. Lu,o jeito é pesar bem antes de entrar nessas furadas...tenho horror à fofocas em geral e pior de ser mal interpretada, adorei! Bjim:}

    ResponderExcluir
  8. Belo e verdadeiro texto Luiza!
    Como dizem,temos dois ouvidos e uma só boca para que saibamos mais ouvir do que falar.
    Grande beijo minha amiga e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi Querida , passei para te desejar uma otima Semana , bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei Luiza!
    É a mais pura verdade!
    Uma palavra dita não volta atras!
    Que saibamos AMAR mais o próximo, assim não existiria tanta maldade no mundo! Simplesmente AMAR!!!
    Bjokas! E muito AMOR na sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olha eu aqui de novo :)

    Vim desejar a você e a seus familiares um Feliz e Abençoado Natal!

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, hoje pensei em você, e vim te dar um bom dia!!! Pensei na sua companhia, no seu carinho e nas nossas trocas, tudo tão bom...Adoro ter conhecido você e desejo muitas bênçãos na sua vida, boas festas e uma entrada maravilhosa para 2012. beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. oi Luiza
    super sensato o teu post
    eu já fui calunida, ja recebi coments maldosos, irônicos... e sei qeu tem muita gente que fala mal - e sei que devo ter passado já algus post adiantes compartilhadono face sem saber realemnte se era verdadeiro - até qeu eu parei e pensei - de tanto ver só coisas ruins - vamos compartilhar coisas boas - pra 1 pessoas que faz o mal para um bichinho ou para uma criança, idoso.. existem 1000 que são pessoas boas, eu quero acreditar nisto e estou compartilhando as coisas boas que estão fazendo - porque eu acho que estas pessoas más já vão ter seu castigo - e as pessoas qeu fazem o bem , merecem o nosso total respeito e servem como exemplo -
    acho que já deu pra perceber que não adianta compartilhar coisas runs , elas continuam..sempre... claro quenão podemos nos cegar perante tals cenas crueis -
    muito trabalho pra nós todos sempre -
    bjs
    lu

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!