Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diário da obra - parte 08

Olá pessoas queridas! Hoje um post atualizado da situação da reforma na casa! Até vou precisar de uma ajudinha de vocês.

Já quase terminamos a parte elétrica! Com marido fazendo tudo sozinho (e a nossa falta de prática), acabamos demorando um pouco mais! Aí, você está no meio do trabalho e percebe que falta uma peça em pleno sábado à noite. Não tem como sair e comprar... larga tudo, passa pra outra coisa, hehehe! Teremos ajuda extra até o próximo final de semana, depois será por nossa conta! Mas é bom: eu gosto, marido gosta, a gente economiza, aprende e se diverte cuidando do nosso cantinho, do nosso futuro lar!

Bom, vamos às fotos?! A filhotinha caçula passou a tarde buscando cenas pela casa e escolhi esta para abrir o post...


Um hibisco e mais umas florzinhas que nasceram no mato no quintal da casa decorando a bancada "nova", nem tão nova, da churrasqueira.... hehehe! Presente das filhotinhas... Olha só como era e como já está!













Ainda faltam acabamentos no reboco, colocar mais uns retalhos de porcelanato no piso (o piso da churrasqueira foi todo feito com retalhos de porcelanato que sobraram da parte interna da casa), rodapé e pintura. Na parede sobre a pia, são azulejos que foram retirados do interior da casa, também usados no patch da cozinha e agora colocados na área molhada da churrasqueira. A pia de inox era da bancada de cozinha da sogra. Os cupins atacaram os armários e balcões, mas não conseguiram comer o inox (ufa, né?). Uma parte do aglomerado do balcão ficou colado à pia e não conseguíamos remover, contudo não parava de esfarelar. Marido então passou uma tinta esmalte, que impermeabilizou e funcionou como cola, de modo que o aglomerado não esfarela mais. Aproveitamos a pia na churrasqueira. Tinha um tanque de lavar roupas no lugar. Nosso tanque foi pra área interna, num anexo da cozinha. Imaginamos que uma bancada auxiliar para churrasquinho seria muito útil! Como sustentação, foi construída uma coluna de tijolos aparentes de um lado. Do outro lado era um canto inaproveitado, onde antigamente era guardado o botijão de gás. Na verdade, inapropriado, porque era um espaço fechado. Quebramos tudo, abrimos e construímos uma bancada de concreto. Sobre ela, sobras de azulejos brancos do banheiro. Esta bancada de concreto também serve de apoio à pia de inox no outro lado. O botijão vai migrar pra debaixo da pia de inox e depois de tudo pronto, faremos uma cortininha pra escondê-lo. O porcelanato permitirá uma limpeza mais eficiente sempre que necessária. Pode-se observar, também, que colocamos uma caixinha externa presa na parede para instalação de uma tomada (do lado esquerdo, ao lado e acima dos azulejos, da marca tigre - usamos dentro da casa também, onde não quisemos fazer embutido). No lado direito pode-se ver, discretamente, uma porta. Ela dá para o galpão de ferramentas que agora está tomado de garrafas de vidro, objetos plásticos e material da casa que queremos reciclar! Esta peça da casa vai precisar de reformas no telhado (a churrasqueira também). Queremos trocar as telhas de amianto antigas e pesadas, por novas de material reciclado, mais leves e algumas transparentes - pra usar o máximo de luz natural. Daí organizaremos lá as ferramentas do marido e faremos um espaço pra trabalhar com madeira (serrar, lixar, aplainar, pintar, etc...). Quando estiverem finalizadas estas partes, mostro novamente pra vocês. Lembram da ajudinha que falei lá no início do post? Alguém sabe um material que eu possa usar para polir o inox e remover as marcas do cimento? Tudo o que tentei até agora não funcionou muito bem...

Abaixo, o trabalho do marido quase finalizado. Bonitinho, né?  Ainda falta uma peça que vai sobre os disjuntores (esqueci o nome) que precisamos comprar. O fechamento com a tampa bonitinha, só depois de terminar a pintura, coisa que dá pra fazer agora, sem atrapalhar o marido...




Mudando as plantinhas de lugar, pra não sofrerem com cimento ou com a gente esbarrando nelas. Na verdade, este será o lugar definitivo delas posteriormente, só preciso ajeitar o lugar... a pitangueira segue repleta de frutos!





Flagrei um amiguinho providenciando a alimentação da família... ele está com uma pitanga madurinha no biquinho!


Uma caixa antiga da Pepsi pra conservar!


Homenagem ao Brasil, filha?


As garrafas esperando reciclagem, no galpão ao lado da churrasqueira. Embaixo, em cima e dentro de algumas caixas tem mais!



A pá, minha ferramenta no fim de semana.




E essa banqueta, que tem mais irmãzinhas, receberá roupa nova quando tudo terminar... Bahh, o post ficou grandão, mas deu pra mostrar um pouco do que andamos fazendo. No fim do dia, pra curtir a brisa fresca, sentamos nestas cadeirinhas e fizemos um intervalo com lanchinho! Tá, só sobraram as cadeiras, porque o lanche já era... rs!


Estimados leitores: uma reforma dá muuuuito trabalho, não dá pra esconder. Com mais recursos as coisas andam um pouco mais rápido. Mas na falta deles, o trabalho da gente é redobrado. É pesado? É... mas como prêmio tem a satisfação de ver que você realizou um grande trabalho, reciclou e economizou! Outra vantagem é que você sabe exatamente o que foi feito e que material foi utilizado. A parte que mais nos preocupava era a reforma da rede elétrica. Seguimos à risca conselhos pra não economizar nesta parte e fazer um trabalho totalmente de acordo com as normas técnicas, como a espessura dos cabos, disjuntores exclusivos para eletros de maior potência (como microondas, chuveiro, lava & seca), equipamentos de proteção à rede como o DPS, instalação correta do fio terra (outro dia mostro uma fotinho dele, esqueci de registrar)... marido fez tudo sozinho com alguma assistência minha (tipo, alcança o alicate, puxa o fio, corta fita isolante, hehehe), então sabemos que todo material foi realmente utilizado e a rede será segura! Tranquilizante, né? Pois, anime-se você também, e execute na sua casa aqueles ajustes que faltam. É uma terapia e um prazer enorme. 

Ouço agora, trovoadas. O céu está encoberto e escuro. Acho que hoje virá aquela chuva prometida e será um temporal daqueles! Daqui uns dias volto com mais... Beijos e ótima semana!


21 comentários:

  1. Nossa, quanto trabalho, mas tudo vai ficando do jeitinho que vocês querem, obra é mesmo trabalhoso, ainda mais quando nos falta um pouco de experiencia, mas você tem razão, é divertido fazer a gente mesmo...
    bjão
    vou acompanhando o passo a passo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza! Amando saber dos detalhes, gosto muito de reformas...Não sei quanto ao inox, o que vc pode usar...Mas sugiro recolher todos os posts da reforma e lançar um livro,rsrs...Sucesso na certa!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  3. Já entendi o sumiço, quanto trabalho!! Mas vale a pena, está ficando muito bonito. Sem contar a economia, a mão-de-obra está de lascar.

    ótima semana, Luiza


    Bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiza,

    As coisas feitas por nós têm outro sabor e apesar do trabalho no final fica o orgulho e o prazer. Parabéns e força.

    Bjnhos e uma semana fantástica.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, Luiza, esse processo todo! Sim, a tarefa é árdua pra caramba, mas valerá cada esforço, com certeza. Lembro-me bem da casa do sítio que meus pais construíram. Como filha caçula, era a única que os acompanhava. Toda vez que estou lá, me recordo das manhãs quando visitava demolidoras com meu pai, dele assentando portas e janelas. É uma das melhores recordações que carrego. Beijos, Helka

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, que legal que ta ficando sua reforma, menina não conheço nem um produto para tirar mancha, adorei seu post de jardins, estou tentando arrumar o meu rssss, beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, conta aí, vai, por mais trabalhoso que seja, é uma delícia essa fase, muita coisa passa pela nossa imaginação, algumas cenas coincidem outras não, mas estar junto com os seus, fazer em algo para o bem comum da família é algo que deixa marcas de lutas e vitórias. Força que já, já acaba e aí é só desfrutar! bjs

    ResponderExcluir
  8. Lú amiga, q trabalheira ... mas ainda q vc tem um maridãooo a disposição para colocar a mão na massa, pois mais dificl numa reforma é a mão de obra né mesmo ... no final vai valer a pena todo o esforço, poiis cada cantinho teve as mãos do dono ... isso é tudo ... olhe não repare se eu sumir viu, eu vou mas volto ... vou fazer minha mudança e tirar umas férias q ninguem é d eferro rsrsrrs bjs querida

    ResponderExcluir
  9. Luiza, devagar vai saindo tudo da cabeça. Adorei os azulejos da pia da churrasqueira, um charminho só.
    E a instalação elétrica com certeza ficará de primeira qualidade, homem é naturalmente sabido nestes detalhes, já eu tenho pânico de fios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. É Luiza, depois de tudo em ordem é uma delícia apreciar o resultado, mas que reforma é uma trabalheira, isso é... não sei se hj em dia teria disposição pra encarar uma não. Mas é que eu já tô velhinha, rs... o que não é seu caso, então aproveita, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza , a casa tá começando a ficar com jeito de ...casa !!!
    Tente tirar o cimento aplicando água quente e raspando com uma espátula de madeira pra não riscar o inox .Para polir,você pode aplicar massa para polir automóveis que funciona muito bem .
    Bom trabalho para vocês ,e boa sorte .
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Lukita queridona,
    Admiro seu pique para a reforma.
    Isso é incrível...eu que trabalho com isso, até me arrepia...rsrsrsr

    Beijão carinhoso.
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  13. Luiza, que coragem a de vocês pra encararem tudo sozinhos! Mas o trabalho está valendo à pena, sua área vai ficar linda e espero que seja muito usada!
    Não sei o que poderia polir o inox, cimento é complicado... talvez um bom pedreiro de acabamento saiba ter informar.
    Posso te dar uma sugestão? Pinte uns desenhos bem coloridos nessas cadeiras e no banquinho. Vai ficar alegre, o que combina com uma área de lazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luiza!
    Tem SORTEIO novo lá no Andrea Guim blog!
    Bora lá participar!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Obra dá um trabalhão ,mas quando vemos tudo pronto é muito bom.Tem sorteio lá no meu cantinho,beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu quanta coisa aconteceu por aqui preciso me atualizar urgente!


    to indo ver!


    um grande beijo com carinho Quel

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza. Passando pra "vistorear" a obra rsrsrr. Menina, que trabalheira... Mas eu gosto memso é de gente corajosa!!!! Bem, fiquei pensando o que você poderia poli o inox e concordo com Dom Moleiro. Massa para polir automóvel pode funcionar. Mas para conservar, vai uma dica para dar brilho em inox do fogão e geladeira também. Passe vaselina líquida embebida em uma toalha de papel e com outra seca, dê lustro e retire o excesso... funciona bem por aqui. Um abraço e bom ânimo por aí. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. oi Luiza
    extreme make over na tua casa
    o bom disto tudo é ver o resultado e fazer tudo como a gente gosta
    adorei a ideia da telha ecologica
    e amei a caixa de Pepsi-cola bem vintage
    tô louca pra ver tudo pronto
    vai ficar lindo
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  19. AOS POUCOS A CASA NOVA VAI GANHANDO FORMA, TÁ FICANDO BEM LEGAL LÚ, MENINA SE VOCÊ DESCOBRIR O QUE TIRA AS MANCHAS DE CIMENTO DO INOS ME AVISA, QDO MAMIS CONSTRUIU A CASA DO SÍTIO DELA O PEDREIRO MANCHOU TODA A PIA DE INOX NOVINHA, FICOU BEM FEIA, SE DESCOBRIR ME CONTA, OK?
    BJOS...

    ResponderExcluir
  20. usted esta haciendo una verdadera transformación en su casa yo te seguiré viendo como va progresando tu trabajo
    saludos

    ResponderExcluir
  21. Luiza dá um trabalhão mas no final vai valer a pena a gente acha que nunca vai acabar...e vai dando agonia....fazia tempo que não vinha te visitar e como sempre com idéias ecriativas...Eu fui com minha nora nas PERNAMBUCANAS ,E LÁ ACHAMOS UM LIMPADOR DE INOX ,CUSTOU R$16,00,mas realmente na geladeira e fogão funcionou....
    bjjs e bom feriado

    meu cachixó

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!