Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Arquivo de aço para pastas suspensas

Oi pessoas! Dias atrás prometi no facebook que mostraria uma novidade. Ei-la: um arquivo de aço! Baita novidade, né? Hahahaha... Você já conhece este móvel, mas acredito que pouquíssimas pessoas o usam em casa, pra organizar ou decorar. Qual a minha finalidade? Explico.

Todos nós temos ainda, apesar da era digital, um monte de documentos em papel. E é uma coisa bem chatinha de organizar, diga-se de passagem. Nesta última eleição (feio ter que reconhecer) não encontrei meu título de eleitor (sorte que era só pesquisar no site do TRE qual era minha seção). Deve estar em alguma caixa, por aí. O problema é que são muitas. Então pensei num arquivo de aço para pastas suspensas. Assim, poderia organizar documentos, notas fiscais, garantias, manuais, contas pagas, exames, bem, aquela infinidade de papéis que necessitamos guardar e que precisam estar à mão, fáceis de encontrar. Achamos um baratinho numa loja de usados perto de casa. Estava assim (eu já tinha removido os puxadores quando lembrei de fotografar, hehehe)...



Até que estava bem cuidado. Mas eu queria um pouco de cor. Então lixei um pouco para tirar o brilho e uma leve camada da tinta. Desta forma a tinta nova adere mais facilmente. 



Marido passou um removedor de ferrugem.



E colocou quatro rodízios - os dois da frente, com travas - que cobri com filme plástico pra não sujar com tinta.





Limpei o pó com um pano úmido, e dei a primeira demão com tinta esmalte à base d'água branca, pra fazer o fundo. Você pode usar fundo, que é um produto complementar na pintura. Mas como tinha tinta branca em casa, usei ela. Tanto o fundo como a tinta final são à base d'água.





E depois, duas demãos de azul - claro, minha cor (e do marido também) preferida. Fixei os puxadores novamente, montei e ficou assim...






Agora, o espaço de trabalho do marido e a casa ficarão um pouco mais organizados e coloridos!

Pra fazer um também, você vai precisar dos seguintes itens:
  • um arquivo de aço usado;
  • tinta esmalte na cor branca (pode ser fundo preparador pra pintura, que na verdade é o produto ideal para dar base à tinta);
  • tinta esmalte na cor desejada para pintar depois do fundo branco;
  • rolo de espuma;
  • pincel;
  • bandeja para pintura;
  • lixa fina para metal;
  • pano úmido para remover pó;
  • jornal para forrar o chão;
  • chaves de fenda ou philips (usei para fixar os puxadores pretos);

E então? Gostou? Espero que sim. Se precisar organizar seus papéis em casa, fica esta dica. É fácil de fazer e o custo é baixo! Abraços e até o próximo.

5 comentários:

  1. Luiza, que trabalhão! Cada hora trabalhada valeu a pena. Alguns resistentes acham que reciclar, reusar peça antigas é colocar dinheiro bom em cima de um móvel ruim. Que bom que não pensamos assim! Reformar, revitalizar peças é resgatar o valor afetivo de algum móvel em especial, e evitar que essa peças vá ocupar espaço em lixões diminuindo o impacto ambiental que os descartes desnecessários causam. Bom trabalho pra vcs! Bjim.

    ResponderExcluir
  2. adorooooooooo! Trouxe toda a papelada do antigo escritório pra casa. Acho que 3 desse cabem tudo!! Ficou show! Vou ficar de olho por aqui ....Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ficou novinho em folha! Acho que esse nicho de móveis de escritório ainda é pouco explorado e, com um olhar cuidadoso, encontramos peças bem interessantes. Tenho um arquivo desses aqui, organizo um monte de coisas pesadas nele. Tenho também um bem antigo, ainda com aquelas plaquinhas de metal com numeração, onde guardo as coisas de jardim. Adoro! beijo

    ResponderExcluir
  4. Luiza querida. Ficou muito especial!!!! Isso é que é organizar com charme. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uma ideia excelente! Ficou super lindo! Bj

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!